preencha o campo busca
ok
preencha o campo login preencha o campo senha
ok
< voltar

Biografia

Rua Fradique Coutinho 50 CJ 81

São Paulo/ SP - CEP 05416-000

florencia@e-strategiapublica.com.br
 

Formação

·         Pós-doutora em Governo Eletrônico na Universidade de São Paulo, com o trabalho “O governo eletrônico no Brasil como ferramenta de desenvolvimento” 2001-2003.

·         Doutora em Ciências Sociais na área de Sociologia Econômica com a Tese “A Teia Não Virtual. A organização em Rede e o Capitalismo contemporâneo, Universidade de São Paulo, Brasil, Dezembro 2000.

·        Mestre em Ciências Sociais, com especialização em Integração da América Latina, com a Dissertação “A construção de Poder. O caso da Argentina, Universidade de São Paulo, Brasil,  Março 1995.

·         Licenciada em Sociologia Econômica, Universidad de Buenos Aires, Argentina, Março 1992.

 

 

Experiência Profissional

 

Área de Consultoria

Diretora-presidente de FF/e-stratégia Pública.

·         Coordenadora no projeto “Evaluación de los impactos económicos y beneficios públicos del Plan Integral de Prevención Ciudadana de la Municipalidad del Pilar”. O objetivo principal deste trabalho foi oferecer os resultados concretos sobre os custos e os impactos econômicos gerados pela execução do Plano Integrado de Segurança Preventiva Cidadã. Argentina. Setembro-Dezembro de 2013.

·         Consultora Sênior para a Divisão de Governo Digital do Instituto Costarriquense de Electricidade (ICE) como coordenadora do projeto "Avaliação do impacto econômico da inovação aplicada a processos e sistemas de compras públicas". Costa Rica, Outubro-Dezembro de 2013.

·         Coordenadora para execução de projeto de desenvolvimento de uma metodologia indicadores e métricas, aplicação piloto, orientação, capacitação, e criação de mecanismos de interpretação de dados, envolvendo soluções de integração, documentação e apoio especializado à operação do Projeto “Compras Governamentais e os Pequenos Negócios” conduzido nacionalmente pelo SEBRAE e coordenado pelo Instituto de Compras Governamentais (ICG). Brasil, Agosto-Outubro de 2013.

·         Coordenadora no projeto de Apoio à Preparação de um Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros, desenvolvendo as agendas e a realização das visitas técnicas a Estados Unidos, Canadá e Chile, assim como da recepção e organização das visitas dos especialistas internacionais ao Brasil, outubro de 2012-setembro de 2013.

·         Consultora Sênior para o Governo de Goiás do projeto Melhoria da Qualidade do Gasto Publico, novembro de 2012 a março de 2013

·         Consultora Sênior para o BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento- para coordenar e elaborar o diagnostico e o relatório para a frente Atendimento ao Cidadão, dentro do Programa de Apoio à Preparação de um Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros” (ago 2012 a Nov 2012)

·         Coordenadora Geral do projeto Melhoria do Gasto Público, Secretaria da Casa Civil do Estado de SP, abril de 2012 a dezembro de 2013.

·         Consultora Hemisférica da OEA (Organização dos Estados Americanos) para o Programa Munet (Programa de desenvolvimento para municípios da América Latina na implementação de tecnologia - Municípios Eficientes e Transparentes) para Peru, desde janeiro de 2011.

·         Coordenadora  do projeto “Um novo modelo de política de compras e patrimônio para o Estado de Pernambuco”, na Secretaria de Administração no projeto de. 2011-2012

 

·         Coordenadora do projeto “Avaliação do impacto Econômico Social do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem de São Paulo” , SEDI, 2011.

·         Coordenadora do projeto “Inovação no processo de identificação dos cidadãos. Política de auto sustentabildiade para o Governo de Equador”, Registro Civil , BID, 2011

·         Coordenadora do projeto Agenda i-Brasil 2015 - Prosperity Found para o Governo do Reino Unido, projeto realizado em parceria Embaixada do Reino Unido no Brasil, CONSAD, e-Strategia Pública, 2011-2012.

·         Coordenadora do projeto “Reestruturação da Educação  do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação e Cultura no projeto de. 2010 - 2012.

·         Coordenadora do projeto “ Elaboração de um Manual para o Software Público para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, no projeto de. 2009-2010.

·         Coordenadora do projeto “Elaboração de uma politica de compras e de gestão de suprimentos” para o Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Administração,  2010-2011.

·         Coordenadora do projeto “ Salto de Gestão” e “Elaboração de estratégia de Governo Eletrônico” para o Estado do Acre, 2008-2010

·         Consultora para a Embaixada Britânica no Brasil na elaboração do Índice de Aderência à Governo Eletrônico (IA e-gov), O foco deste projeto foi estabelecer um relacionamento entre as políticas Anticorrupção e de Governo Eletrônico, 2008 a 2010.

·         Coordenadora do projeto “Migração de Serviços para o Meio Eletrônico” para o Estado de Minas Gerais, numa visão estratégica de Governo Eletrônico, 2008.

 

·         Consultora Hemisférica da OEA (Organização dos Estados Americanos) para o Programa Munet (Programa de desenvolvimento para municípios da América Latina na implementação de tecnologia - Municípios Eficientes e Transparentes), agosto de 2005 a 2011.

·         Coordenadora do projeto “Elaboração de um sistema de custos” para  Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, 2007-2008.

·         Coordenadora do projeto “Avaliação de Custos pela Inovação da Disponibilização de Informações ao Cidadão”, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais,2007.

 

·          Coordenadora do “Treinamento de capacitação em Redesenho de Processos e Métodos de Trabalho e Treinamento na Formação de Parcerias Internacionais para candidatura aos fundos do “Seventh Framework Programme” (FP7 – Cordis) da Comissão Europeia para, Secretaria de Planejamento  do Município de São Bernardo do Campo, 2006.

·          Coordenadora do projeto  “Mensuração do impacto econômico da implementação da Justiça Inovativa”, Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo para a, 2006.

·          Coordenadora do projeto “Avaliação da Variação de Custos pela Implementação de Meios Eletrônicos em Compras Governamentais”, PROCERGS, Estado do Rio Grande do Sul, 2006.

·         Coordenadora do projeto “Elaboração de estratégia para um programa nacional de Governo Eletrônico” Governo do Equador do  CONATEL (Conselho Nacional de Telecomunicações), 2006.

·         Coordenadora do projeto “Implementação de uma solução  tecnológica para medir os custos nos processos de  Compras Governamentais, intitulado “Placar da Economia”, Governo do Estado do Amazonas, PRODAM (Processamento de Dados do Amazonas) , janeiro a março de 2006.

 

·         Coordenadora do projeto “Elaboração de estratégias e ações para Governo Eletrônico”, Oracle, 2005.

 

·         Coordenadora do projeto “Avaliação de Custos pela Inovação na Prestação de Serviços: Emissão de Carteira Nacional de Habilitação e Licenciamento Anual de Veículos”, DETRAN, janeiro de 2004 a abril de 2005

·         Coordenadora do projeto “Avaliação de Custos dos processos de identificação de cidadãos e de elaboração de antecedentes criminais e dos serviços prestados pelo Detran comparando os custos dos processos tradicionais com os prestados pelos Postos Poupatempo, PRODESP, Janeiro a Dezembro de 2004.

·         Consultora no Estado de São Paulo para desenvolver o Relógio da Economia, uma ferramenta tecnológica implementada pela Casa Civil (em parceria com a Fundap e Prodesp) para explicitar, de forma concisa, as economias feitas pelo Governo do Estado de São Paulo, após a implementação de inovações no modo de prestação de serviços públicos,2003-2004.

·         Consultora para análises econômicas e sociais na Grano Ltda, São Paulo, coordenando grupos de pesquisa, maio de 1998 - Março de 1999. Realização de pesquisas de processos econômicos, coordenação de grupos de pesquisadores para levantamento e organização de dados, elaboração de textos finais, os quais foram capítulos do Livro “Economia Global e Exclusão Social”, Paz e Terra, 1999.

·         Consultora na FACEPE – Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco - Área de Ciências Sociais, Julho de 1999 até o momento. Realização de avaliações de Projetos de Pesquisas.

·         Consultora de Comércio Exterior na Union Sur. Compras, exportación y mercandasing. Coordenação de grupos de análise e realização de atividades comerciais. Construí parcerias e desenvolvi fornecedores para Caro Cuore Argentina, Avon Argentina entre outros. São Paulo, 1993-1994.

 

·         Analista de Comércio Exterior na GP Assessoria de Comercio Exterior, realizando diversos estudos de mercado na Argentina e construindo parcerias e processos de subcontratação internacional para pequenas empresas de ambos os países. São Paulo 1992-1993

 

·         Integrante do comitê de avaliação e seleção dos artigos para a Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico - CONeGOV 2004.

 

 

Atividade Gerencial

·         Co-Fundadora do Projeto “Compras Publicas Brasil” www.compraspublicasbrasil.com.br, conjuntamente como Dr. Jair Santana, que reúne os maiores especialistas brasileiros na área. Produziremos uma serie de livros durante 2012-2013, além de varias atividades de divulgação. Junho de 2012 ate o momento.

·         Diretora Presidente de FF / e-strategia Pública, desde 2003.

·         Diretora Presidente de e-Strategia Pública S.A Argentina, desde dezembro de 2011.

·         Coordenadora do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Governo Eletrônico, sediado na FUNDAP com financiamento da FAPESP, em curso, 2004-2008.

·         Diretora Executiva do CAENI/USP – Centro de Altos Estudos das Negociações Internacionais-, 09/1999 – 12/2001. Atuação na elaboração de diversos cursos e projetos, montando as equipes correspondentes e realizando a coordenação das tarefas. Elaboração de diversas parcerias com instituições na Argentina.

·         Gerente de Projeto no Consórcio Marment-Synergy que presta serviços para o INEP - Instituto Nacional de Pesquisas Educativas- do MEC - Ministério de Educação- com financiamento do PNUD (Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas) e do Banco Mundial. Gerencia de um projeto de avaliação do Ensino de Primeiro e Segundo Grau no Brasil. Realizei a coordenação de grupos virtuais de profissionais espalhados por todo o Brasil. Fevereiro a Maio de 2001.

 

Área de Pesquisa

·         Membro do LACCIR, http://www.laccir.org/laccir/

·         Pesquisadora do Departamento de Direito Internacional da Universidade de São Paulo desenvolvendo trabalho sobre o Governo Eletrônico sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Olavo Baptista. Começo das atividades: agosto de 2001 até dezembro de 2003.

 

·         Membro fundador do CAENI - Centro de Altos Estudos das Relações Internacionais- da Faculdade São Francisco da USP, exercendo funções como Coordenadora do Programa.  Abril de 2000 até Julho de 2002.

·         Pesquisadora do Departamento de Sociologia da USP, desenvolvendo a Tese "A Teia Não Virtual. A Organização em Rede e o Capitalismo Contemporâneo", março de 1995 a dezembro de 2000, São Paulo.

·         Realização de pesquisa em co-autoria com Zilma Borges sobre a feminização do mercado de trabalho no capitalismo contemporâneo na Fundação Getulio Vargas, dezembro de 1999 a julho de 2000.

·         Pesquisadora do IEA –Instituto de Estudos Avançados- da USP, integrando o GACINT  - Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, desde março de 1999.

·         Participação na Pesquisa desenvolvida no IEA coordenada pelo Prof. Gilberto Dupas intitulada “O novo capitalismo global e a exclusão social”, maio a dezembro de 1998.

·         Pesquisadora do PROLAM - Programa de Integração da América Latina- USP, desenvolvendo a Dissertação "A Construção de Poder desde o campo popular. Os anos setenta na Argentina", março de 1992 a março de 1995, São Paulo.

·         Pesquisadora no Programa de Investigaciones sobre Cambio Social  (P.I.C.A.S.O), no Instituto de Investigaciones Gino Germani da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires. Este Programa forma parte da Programação Cientifica da Secretaria de Ciencia y Técnica da UBA,  que concedeu o financiamento, Buenos Aires, 1994 a 1999.

·         Pesquisadora no Instituto de Investigación en Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires, na pesquisa “A composição da classe trabalhadora na Argentina”, realizando tarefas de coordenação de grupos de trabalho na coleta de dados, com a posterior codificação e análise, Buenos Aires, 1990 a 1992.

·         Assistente da Lic. Ines Izaguirre na Pesquisa “Os desaparecidos : o  significado social de uma política de aniquilamento” , iniciada em 1986 com sede na Universidad de Buenos Aires e na Asamblea Permanente por los Derechos Humanos -APDH- , com financiamento do CONICET -Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas- Buenos Aires, 1990 a 1991.

·         Assistente de pesquisa na Comissão de Familiares e mortos de Desaparecidos, com sede na Prefeitura de São Paulo, colaborando na organização e confecção dos arquivos dos desaparecidos, e também com a busca de ossadas conduzida pela Comissão Especial de Investigação das Ossadas do Cemitério de Perus. São Paulo, 1991.

 

 

Atividade Docente

 

·         Professora do MBA em Governo Eletrônico, realizado pela I-Cubo e Una (Centro Universitário de Ciências Gerenciais), início em Abril de 2004.

·         Professora na área de Negociações Econômicas Internacionais no Instituo de Direito de Relações Internacionais –IDIRI- da Faculdade de Direito da USP. 2000 a 2002.

·         Professora no Curso de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing na disciplina “Economia Internacional” , 2001.

·         Professora de Estágios – Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM. Orientação de trabalhos com uso dos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade em Empresas, nas empresas Citibank, Deloitte e Banco de Boston, 2001.

·         Professora no curso Capacitação em Negociações Internacionais, para o módulo “Economia Internacional e Fóruns de Negociação”, Comissão de Valores Mobiliários do Rio de janeiro, Abril de 2001.

·         Professora no Curso de Especialização em Recursos Humanos das Faculdades Tibiriçá-Braz Cubas nas disciplinas Consultoria em Recursos Humanos e Tecnologia da Informação na Área de Recursos Humanos, São Paulo, 1997 a 1998

·         Professora Visitante junto ao Programa de Investigaciones Sobre Cambio Social (P.I.C.A.S.O) do Instituto Gino Germani da Universidad de Buenos Aires, Instituto ligado ao Curso de Sociologia. Nesse momento residia no Brasil, mas viajava três dias no mês para lecionar na UBA, 1995, 1999.

·         Professora Assistente na Cadeira da Lic. Inés Izaguirre intitulada Conflito Social, no Departamento de  Sociologia da Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 1990 a 1992.

·         Professora Assistente na Cadeira da Lic. Susana Murillo intitulada “Teoria Social, ordem e poder: uma leitura desde Michel Foucault”, no Departamento de Sociologia da Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 1990 a 1991.

·         Professora assistente na Cadeira de Torcuato Di Tella intitulada “Introdução à Sociologia” do Ciclo Básico Común da Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 1988 a 1991.

 

 

Cursos Ministrados

 

·       Curso de Elaboração de custos em governo- Ciasc (19 e 20/11/2007)

 

·       Curso Sobre Setor Público para a empresa SAP( Agosto de 2007)

 

·       Curso de Redesenho de Processos e Métodos  de Trabalho e “SEVENTH FRAMEWORK  (FP7- CORDIS)” Para funcionários Municipais- Prefeitura de São Bernardo do Campo  ( 22/08/2006)

 

·       Curso de Como elaborar custos em governo- Conip (2005-2006)

 

 

Bolsas e financiamentos obtidos

·         Financiamento para criação de um Centro Emergente em e-Gov pela FAPESP , projeto em curso – www.fundap.sp.gov.br -, com início e Junho de 2004.

·         Financiamento da FAPESP, 12/2001 até 12/2003 para pós-doutoramento na área de Direito Internacional na Universidade de São Paulo, realizando a pesquisa “O governo eletrônico como ferramenta de desenvolvimento”.

·         Bolsista do Fundo Sasakawa para formação de Líderes Internacionais na área de Economia. Dezembro de 1999 a dezembro de 2000.

·         Bolsista do CNPq para realização do Curso de Doutorado, março de 1995 a março de 1999.

·         Bolsista do CNPq para realização do Curso de Mestrado, março de 1992 a março de 1994.

 


 Premiações

 

 

·         Prêmio TI & Governo 2009

Projeto de Compras Governamentais do Governo do Estado do Acre

 

·         Prêmio Empreendedor de Sucesso 2009

Categoria Oportunidade – Florencia Ferrer

 

·         Prêmio Top Excelência Empresarial І 2008

F.F/e-Stratégia Pública® – Consultoria em Políticas Públicas.

 

·         Prêmio Padrão de Qualidade B2B І 2006.

Melhor Consultoria em e-Gov. - Projeto LIG Minas.

 

·         CONIP Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos І 2005

Projeto Relógio da Economia.

 

·         Prêmio TI & GOVERNO І 2005

e-Democracia - Projeto Relógio da Economia

 

  

Afiliações a Institutos Profissionais

 

·         Voluntaria do Instituto Endeavor do Brasil. Desde 2010. http://www.endeavor.org.br/

 

·         Signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, desde 2009, http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/

 

·         Membro do Comitê Diretivo do NEXti- Organização das Executivas de TI, desde 2009. http://executivasdeti.blogspot.com/

 

·         Coordenadora do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Governo Eletrônico, sediado na FUNDAP, com financiamento pela FAPESP, em curso, 2004 a 2008.

 

·         CAENI - Centro de Altos Estudos das Negociações Internacionais -  IDIRI – Instituo de Direito Internacional de  Relações Internacionais, Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo-USP.

 

·         GACINT – Grupo de Análise de Conjuntura Internacional- Ccint, USP.

 

 Línguas

 

·         Espanhol: língua materna

·         Português: fluência completa.

·         Inglês: conversação, escrita e leitura avançadas.

 

 

Livros e Capítulos

 

8. “Governo eletrônico nos estados brasileiros. Agenda i-Brasil 2015”, Editora CRV, 2013.

 

7. “Governança local e as tecnologias de informação e comunicação”, Fábio Duarte, Klaus Frey, Maria Alexandra Cunha(organizadores), Editora Champagnat - 2009

 

6. “Gestão Pública Eficiente – Impactos Econômicos de Governos Inovadores”, primeiro livro da coleção “Governar bem traz resultados”. Editora Campus. - 2007. 

5.  “Tópicos de Economia Paulista para Gestores Públicos”, Maria de Fátima Infante Araujo & Lígia Beira (organizadoras), capítulo 10 , Fundap – 2007

 

4. “e-Desenvolvimento no Brasil e no Mundo, Subsídios e Programa e-Brasil”,  Peter Knight, Ciro Campos, Chirsto Fernandes, Maria Alexandra Cunha (0rganizadores) - capítulo 27. Editora Yendis – 2007

 

3. “E-government – O Governo Eletrônico no Brasil”, em co-autoria com Paula Santos, introdução e capítulos 6 e 15. Editora saraiva – 2004

 

2. “e-gov. Br”. A próxima revolução brasileira? Eficiência, qualidade e democracia: o governo eletrônico no brasil e no mundo. Capítulo: governo eletrônico – transparência, eficiência e inclusão, em co-autoria com Zilma Borges, Editora Makron Books - 2003. 

 

1. “Reestruturação Capitalista – Caminhos e Descaminhos da Tecnologia da Informação. Editora Moderna. Coleção paradoxos - 1998. 

 

Participação em Bancas e Comissões Julgadoras

 

  

  •  Participante da Banca de Leonardo de Oliveira Leite. “Gestão do desempenho do governo municipal: proposta e análise de um modelo de governo eletrônico como recurso estratégico”, tese de Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 13-11-2012.

 

  • Participante da Banca de Veruska Evanir Pereira. “A Melhoria da Gestão Pública na Certificação ISO 9001:2008: Um Estudo de caso na Bolsa Eletrônica das Compras – BEC/SP”, em 2012. Tese (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Nove de Julho.

 

  • Participante da Editorial Ibex, no Parecer Técnico Científico sobre a obra “ Gestão Pública de Serviços Sociais”, desde 2011.

 

  • Participante da Editorial Ibex, no Parecer Técnico Científico sobre a obra “Captação de Recursos para Projetos  Sociais”, desde 2011.

 

  •  Participante da Editorial Ibex, no Parecer Técnico Científico sobre a obra “Elaboração de Projetos Sociais”, desde 2011.

 

  •  Participante da Editorial Ibex, no Parecer Técnico Científico sobre a obra “Gestão, Planejamento e Políticas Públicas”, desde 2011.

 

·         Membro do Júri da FAPEAM (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas) na avaliação de projetos de pesquisas, 2011

 

·         Participante do LACCIR – Latin American and Caribbean Collaborative ICT Research- http://www.laccir.org/laccir/, desde 2010.

 

·         Membro do júri nos projetos do Prêmio TI & Governo 2006 e 2007, realizado pela Plano Editorial.

 

·         Membro do juri do Prêmio CONIP “Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos” de 2005 a 2009.

 

·         Membro do Conselho Consultivo CONeGOV (Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico.

 

·         Membro do Júri da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco),  na avaliação de projetos de pesquisas

 

·         Membro da Comissão avaliadora de projetos da LACCIR (Latin America and Caribbean Collaborative ICT Research), 2009.

 

·         Participação na Banca de Luiz Fernando Ballin Ortolani. “Qualidade de serviços na Internet: Instrumentos para a gestão da qualidade de serviços de governo eletrônico”, em 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Artigos publicados

 

119. CLAD - Os impactos da economia digital na economia internacional – Novembro/2012

118. CLAD – Compras Públicas no Brasil: Diagnóstico e Desenho Estratégico do Futuro – Agosto/2012

117. Lei de Acesso: um bom negócio para o Estado e para a economia – Site CIO (www.cio.uol.com.br) - Florencia Ferrer e Marcelo Issa - maio/2012

116. Mejorando la Calidad del Gasto Gúblico – Site PuntoGov.com (www.puntogov.com), dezembro /2011

115. Uma grande tarefa para os próximos anos: O inventário patrimonial público – Florencia Ferrer e Fabiana d’Auria - Revista Dinâmica Pública, Ano I, Edição 2 – maio/2011

114. A novela argentina: Um outro olhar além da Economia – junho/2010

113. “Déficit de Avaliação” na Administração Pública e seus Efeitos Perversos – junho/2010

112. Hora de votar, hora de agir, hora de escolher  - junho/2010

111. Por que defender a livre escolha de software? – Florencia Ferrer e Cid Torquato – junho/2010

110. IPEA utiliza metodologia pouco consistente para medir produtividade no setor público e faz comparações com o setor privado – junho/2010

109. A Crise Argentina e o Futuro da Democracia – Florencia Ferrer e Salete Iunes - junho/2010

108. Avaliação de Custos na Prestação de Serviços Públicos: o Caso da Emissão de Carteira de Identidade e de Atestado de Antecedentes Criminais em São Paulo – Site ABC (www.abcustos.org.br) – junho/2010

107. A Mediocridade Vencendo a Competência – janeiro/2010

106. Mitos e Fatos – B2B Magazine, ano 9, Ed. Padrão, agosto/2009.

105. Fim da Ditadura do Controle - B2B Magazine, ano 9, Ed. Padrão, maio/2009.

104. Olé! Flamenco e Saúde para o Acre - B2B Magazine, ano 9, Ed. Padrão, abril/2009.

103. A insustentável irracionalidade do Mercado - B2B Magazine, ano 9, Ed. Padrão, Dezembro - Janeiro/2009.

102. O Ato Cotidiano da Corrupção – B2B Magazine, ano 9, Ed. Padrão, setembro/2008.

101. Avançando para um Governo Único – B2B Magazine, ano 8, Ed. Padrão, julho/2008.

100.  A Insustentável Irracionalidade do Mercado - B2B Magazine, ano 8, Ed. Padrão, junho/2008.

99. A Quarta Onda do Governo Eletrônico - B2B Magazine, ano 8, Ed. Padrão, maio/2008.

98. Paixões que duram a vida toda - B2B Magazine, ano 8, Ed. Padrão, maio/2008.

97. Lições da Espanha - B2B magazine, ano 07, n°84, Editora Padrão, Abril 2008.

96. Consumindo Serviços Públicos e Privados - B2B Magazine, ano 8, n° 85, Ed. Padrão, Março /2008.

95. O real, o visível, o imaginário - B2B Magazine, ano 8, nº 84, Ed. Padrão, fevereiro/2008.

94. Governar bem traz resultados, e rápidos! - B2B Magazine, ano 8, dezembro/2007.

93. Tempestade de Inovação - B2B Magazine, ano 7, n° 81, Ed. Padrão, Novembro/2007.

92. Aprendendo com outras experiências - B2B Magazine, ano 7, Ed. Padrão, outubro/2007.

91. Por Uma Nova Gestão Pública - B2B Magazine, ano 7, n° 79 , Ed. Padrão, Setembro/2007.

90. Benefícios do Processo Digital para a Justiça Brasileira - Boletim Eletrônico do Sistema de Automação da Justiça, SAJ Quid Novi, n°16, Agosto/2007.

89. Viciado ou Amante do Trabalho? - B2B Magazine, ano 7, n°78, Ed. Padrão,  Agosto/2007.

88. Avançando para o Governo único - B2B Magazine, ano 7, n°77, Ed. Padrão, julho/2007.

87.  Gestão Pública Eficiente X Criação de Castas Burocráticas – B2B Magazine, Ano 7, Ed. Padrão, Junho/2007.

86. Condição e não mais uma opção - B2B Magazine,ano 7, n°76, Ed. Padrão, junho/2007.

85. O Governo Eletrônico é uma condição dos governos contemporâneos, e não mais uma opção - B2B Magazine, Ano 7, Ed. Padrão, Maio/2007.

84. Telesaúde - B2B Magazine, Ano 7, Ed. Padrão, Maio/2007.

83. Uma Grande Revolução - B2B Magazine, Ano7 , nº75, Ed. Padrão, Maio/2007. 

82. Pregão Eletrônico: Use com Moderação - B2B Magazine , Ano 7, n°74, Ed. Padrão, Abril/2007.

81. Municipalidad de Curridabat Lanza estratégia de Gobierno Electrónico - Boletín Ciencia y Tecnologia de Costa Rica, abril/2007.

80. ROI em e-Gov? - Revista Info Corporate, Ed. Abril, Março/2007.

79. Uma breve análise - B2B Magazine, ano 7, Ed. Padrão, março/2007.

78. Até quando seremos um elefantinho preso ao poste? - B2B Magazine, Ano 7, n°72, Ed. Padrão, fevereiro/2007.

77. Setor público movimenta R$ 2,5 bilhões em Compras Eletrônicas, no terceiro trimestre de 2006 - Revista O Pregoeiro, Ed. Negócios Públicos, março/2007.

76. Influência Governamental e estratégias institucionais na difusão de inovação em economias emergentes - Revista RAE  - revista de administração de empresas, Janeiro/2007.

75. Índice e-licitações; Movimentação de compras eletrônicas no país - Revista O Pregoeiro, Ed. Negócios Públicos, janeiro/2007.

74. Compras públicas para pequenas e médias empresas - B2B Magazine, n° 70, ano 6, Ed. Padrão, Dezembro/2006.

73. A hora da virada - B2B Magazine, ano 6, Ed. Padrão, outubro/2006.

72. Ética na gestão pública: esclarecendo os fatos, B2B Magazine, n°68, ano 6, Ed. Padrão,  Setembro/2006.

71. Meios ou Fins - Jornal da Tarde, Setembro/2006

70. Brasil: a melhor experiência internacional em compras públicas eletrônicas - B2B Magazine, n°67, ano 6, Ed. Padrão, Agosto/2006.

69. Existen muchos recursos que el Estado gasta mal - Jornal La Nación Del Chile, 21/06/2006.

68. Cargos são substituíveis, pessoas não! - B2B Magazine , n°66, ano 6, Ed. Padrão, julho/2006.

67. Governar bem faz a diferença e o contribuinte agradece - B2B Magazine, n°65, ano 6, Ed. Padrão, junho/2006.

66. Grandes mentes, Grandes Idéias, Grandes Ações - B2B Magazine, nº64, Ano 6, Ed. Padrão, Maio/2006.

65. O grátis saiu mais caro - Revista Veja, Ed. Abril, 17/05/2006.

64. O Estado impulsiona Mudanças - B2B Magazine, Ano 5, Ed. Padrão, Abril/2006.

63. Órgãos públicos ampliam compras - Jornal Gazeta Mercantil, 17/05/2006.

62. A incontestável verdade dos números - Jornal Gazeta Mercantil, 10/05/2006.

61. Governo Vi@ Rede - Jornal Valor Econômico, 21/março/2006.

60. Mudando a História de uma Cidade - B2B Magazine, nº60, Ano 5, Ed. Padrão, Março/2006.

59. Metade cheia do copo - B2B Magazine, ano 6, n° 60, Ed. Padrão, Jan.fev/2006.

58. Governar bem traz resultados imediatos - B2B Magazine, n° 59, Ano 5, Ed. Padrão,  Nov.Dez/2005.

57. O novo rosto do e-Gov - B2B Magazine, n° 58, Ano 5, Editora Padrão, Outubro/ 2005.

56. Por um mundo muito melhor - Revista Vida Executiva, outubro/2005.

55.  História de Sucesso - Revista Vida Executiva, outubro/2005.

54. Inovação no Governo: Governo Municipal como provedor de internet de banda larga - B2B Magazine, n° 57, Ano 5, Ed. Padrão, Setembro/2005.

53. e-Licitações registra movimento de R$ 308 milhões em compras eletrônicas no mês de julho - Matéria, Camara –e.net, Setembro/2005.

52. Compras Públicas: vacina contra a corrupção - B2B Magazine, n° 56, Ano 5, Ed. Padrão, Agosto/2005.

51. TI na Segurança Pública - B2B Magazine, n° 55, Ano 5, Ed. Padrão, julho/2005.

50. Combate a Corrupção - B2B Magazine, n° 54, Ano 5, Ed. Padrão, junho/2005.

49. O futuro do e-Gov - B2B Magazine, nº 53, Ano 5, Ed. Padrão, maio/2005.

48. Convergência que Gera Emprego - B2B Magazine, nº 53, Ano 5, Ed. Padrão, abril/2005.

47. Modernização da Gestão Pública - Anuário Brasileiro de Compras Públicas, Ed. Padrão, Maio/2005.

46. A tecnologia como geradora de emprego - B2B Magazine, nº51, Ano5, Ed. Padrão,  Março/2005.

45. E-gov nos Municípios - B2B Magazine, nº 50, Ano 5, Ed. Padrão,  Jan.Fev /2005.

44. Transparência na Gestão: O Relógio da Economia - B2B Magazine, nº 49, Ano 4, Ed. Padrão, Dezembro/2004.

43. Um olhar sobre o México - B2B Magazine, nº 47, Ano 4, Ed. Padrão, Outubro/2004.

42. O porquê da burocracia - B2B Magazine, nº 46, Ano 4, Ed. Padrão, Setembro/ 2004.

41. Um retrato do e-Government - Jornal O Estado de São Paulo, Caderno de Economia, 08/agosto/2004.

40. O custo da burocracia - B2B Magazine, nº 45, Ano 4, Ed. Padrão, Agosto/2004.

39. Tendências do Governo Eletrônico - publicado na página do CORPECE (www.corpece.org.ec), 01/agosto/2004.

38. Uma revolução pública - B2B Magazine, nº 44, Ano 4, Ed. Padrão, Julho/2004.

37. Porque é necessário reinventar o governo? - B2B Magazine, nº 43, Ano 4, Junho/2004.

36. Reinventando a roda - Revista Information Week, 16/junho/2004.

35. OEA e Brasil organizam rede de cooperação - B2B Magazine, nº 42, Ano 4, Maio/2004.

34. Porque investir em e-gov? - B2B Magazine, Ano 4, nº 41, Abril/2004.

33. Governo Digital – Poder público transforma tecnologia em instrumento de economia e o Brasil ganha destaque mundial - Revista Isto é Dinheiro, 10/março/2004.

32. Liderança a América Latina - B2B Magazine, Ano 4 nº 40, Março/2004.

31. O que muda com o e-gov para o cidadão - B2B Magazine, nº 39, Ano 4, Fevereiro/2004

30. Dicas de leitura - B2B Magazine, nº 38, Ano 4, Ed. Padrão, Janeiro/2004.

29. Balanço do Ano - B2B Magazine, nº 37, Ano 3, Dezembro/2003.

28. Compras eletrônicas podem garantir corte de R$ 1,5 bi nos gastos - Jornal Valor Econômico, 15/dezembro/2003.

27. Os estudos sobre e-Gov - Revista Info Corporate, 01/dezembro/2003.

26. A Economia produzida pela BEC - B2B Magazine, nº 36, Ano 3, Novembro/2003.

25. A Redução de Custos no Estado de São Paulo - B2B Magazine, Novembro / 2003.

24. A verdade sobre os transgênicos - B2B Magazine, nº 35, Ano 3, Outubro/2003.

23. Argentina: Final feliz? - Linha Direta, Outubro de 2003.

22. Os segredos da arrecadação do IPVA - B2B Magazine, nº 34, Ano 3, Setembro/2003.

21. Por uma cultura virtual - B2B Magazine, nº 33, Ano 3, Agosto/2003.

20. Decisão política ou tecnológica? - B2B Magazine, nº 32, Ano 3, Julho/2003.

19. Brasil faz doação de tecnologia (co-autoria de Cid Torquato) - Jornal Gazeta Mercantil, 06/junho/2003.

18. Novidades tecnológicas e o desperdício de conhecimento - B2B Magazine, nº 31, Ano 3, Junho/2003.

17. Os equívocos das políticas de inclusão digital - B2B Magazine, nº 30, Ano 3, Maio/2003.

16. A nova lógica da Economia Digita - Boletim Panorama da Conjuntura Internacional, GACINT, USP, 01/maio/2003.

15. É preciso avançar - B2B Magazine, nº 29, Ano 3, Ed. Padrão, Abril de 2003.

14. A Nova Lógica da Economia Digital - Panorama da Conjuntura Internacional, GACINT, USP. Maio de 2003. (Versão em português e em inglês)

13. The Electronic Government´s importance in Brazil - Center for Digital Government, http://www.centerdigitalgov.com, Abril/2003.

12. Governo Eletrônico? Só se for agora! - B2B Magazine, nº 28 , Ano 3, Ed. Padrão, Março/2003.

11. A importância do governo eletrônico no Brasil - Jornal Valor Econômico, 24/03/2003.

10. O Governo Eletrônico como ferramenta de desenvolvimento - Ministério de Desenvolvimento (www.mdic.gov.br), 12/02/2003.

9. Investidoras - Revista Forbes, 15/fevereiro/2003.

8. Os impactos da Economia Digital na Economia Internacional - www.camara-e.net, 7/02/2003.

7. A Feminização do Mercado de Trabalho(co-autoria de Zilma Borges) - Revista Trevisan 167, Janeiro/2003.

6. O peso da realidade - Revista Exame, 08/janeiro/2002.

5. A conjuntura Argentina - Jornal da Lilian, Portal Terra – Terra News – 12/setembro/2001.

4. A Feminização do Mercado de Trabalho - Revista Isto é Dinheiro, 28/junho, 2000.

3. Mulheres no topo - Revista Dinheiro, junho/2000.

2. A crise Argentina - Revista Conjuntura Política, maio/2000.

1. O orgulho de ser brasileiros e a Vergonha de ser argentinos - Club Argentino News, n°27.

 

 

Entrevistas e Reportagens (TV, Jornais e revistas)

 

45. Entrevista cedida ao jornal O Estado de São Paulo, em 29 de Dezembro de 2013, destaque especial do caderno de Política com a manchete “Enquanto corrupção se moderniza, mecanismos de controle patinam, diz socióloga”.

 

44. Entrevista cedida a Revista DEF, Ano 7 Nº 83, Julio 2012, Argentina. Tema: “Optimización del Gasto. Repensar la función pública es colocar al ciudadano en el centro”.

43. Entrevista cedida ao site Brasil Atual, maio de 2012. Tema: “Transparência pública é exigência antiga da sociedade civil brasileira”

42. Entrevista cedida ao site do Consad, fevereiro de 2012. Tema: “Governo Eletrônico até 2015”.

41. Entrevista cedida a Revista JAM Jurídica, Ano XVII, Ano 2 - fevereiro de 2012.

 

40. Entrevista na  Rádio CBN, outubro de 2011. Tema: ”O Brasil ainda gatinha nas políticas de transparência”

39. Entrevista cedida ao Jornal CONSAD, abril de 2011. Tema:  “ Compras Publicas”

38. Entrevista para a Revista Capital Público, abril de 2011. Tema: “A receita das compras governamentais”

37. Entrevista para a Revista Exame, Março de 2011. Tema: ”O Jeito Certo de Cortar Gastos Públicos Exagerados”

36. Entrevista cedida a Revista Exame, março de 2011. Tema:  “ O Jeito Certo de Cortar Gastos Públicos Exagerados”

35. Entrevista para o  Jornal Estado de São Paulo, publicada no Fevereiro de 2011. Tema: “Cortar Investimentos é uma saída  Absurda”

 34. Entrevista publicada na Revista Exame, Dezembro de 2010. Tema: ”6 Argentinos que Dão as cartas nos negócios no Brasil”

 33. Entrevista para o Programa “Entre Aspas” apresentado por Monica Waldwogel, Globo News, sobre o programa do Governo Federal Bolsa Família. Maio de 2009.

 32. Entrevista para o site TV1 sobre o futuro do governo eletrônico e governo único. Fevereiro de 2009. www.tv1.com.br

 31. Entrevista publicada no boletim eletrônico da Agência Sergipe de Notícias: Estado amplia debate para implantar governo eletrônico

http://www.agencia.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=2094

 30. Entrevista  no Boletín Ciencia Y Tecnología de Costa Rica: Municipalidad de Curridabat Lanza Estrategia de Gobierno Electrónico , n°57( Abril 2007), http://www.conicit.go.cr/boletin/boletin43/curri.shtml 

 29. Matéria no Diário do Grande ABC - 03/03/2007   http://home.dgabc.com.br/colunas_textos.asp?materia=574825

 28. Entrevista no programa “Entre Aspas”,  “Como Diminuir a Burocracia e Aumentar o Atendimento a população?” na Globo News 10/07/2007

Apresentação: Maria Beltrão. Convidados: Florencia Ferrer e Andre Lahos (jornalista) http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM700010-7823-SERVICO+PUBLICO,00.html

27. Entrevista para o jornal Conexão Ajetis-Sergipe com pauta sobre o Papel do Governo Eletrônico nos países em desenvolvimento como o Brasil nos dias de hoje em Junho de 2007

26. Reportagem “Existem muchos recursos que el Estado gasta mal”, no jornal La Nacion do Chile, 21/07/2006.

25. Entrevista “ Gobierno Digital Crea Eficiência”,  Site Nacion.com, Chile, 20/11/2006

http://www.nacion.com/ln_ee/2006/noviembre/20/economia899179.html

 

24. Entrevista “ E-Gov: Estados avançam e Brasília vai para trás, Site Baguete –Tecnologia e Informação ( 31/07/2006) http://www.baguete.com.br/entrevista.php?id=133

 

23. Reportagem na revista Veja “O grátis saiu mais caro”, 17/05/2006.

 

22. Reportagem no Jornal Gazeta Mercantil “Órgãos públicos ampliam compras”, 17/05/2006.

 

21. Entrevistada na Globo News com pauta sobre Gestão Pública, Programa Painel em fevereiro de 2006.

 

20. Reportagem no Valor Econômico “Governo Vi@ Rede”, em 21/03/2006.

 

19. Entrevistada na Globo News com pauta sobre Governo Eletrônico, Programa Painel em janeiro de 2006.

 

18. Entrevistada na Globo News com pauta sobre Governo Eletrônico, Jornal das Dez em janeiro de 2005.

 

17. Entrevistada na Globo News com pauta sobre Governo Eletrônico, principalmente sobre os estudos já realizados em São Paulo, Jornal das Dez em 17/12/2004.

 

16. Entrevistada na Globo News com pauta sobre Governo Eletrônico, principalmente sobre os estudos já realizados em São Paulo, Jornal das Dez em 08/08/2004.

 

15. Reportagem na revista Information Week, “Reinventando a roda”, seção Na Prática, Ano 6, n° 120, 16/06/2004.

 

14. Reportagem na revista Isto é Dinheiro, junto com o Governador Geraldo Alckmin, “Governo Digital – Poder público transforma tecnologia em instrumento de economia e Brasil ganha destaque mundial”, seção e-commerce, 10/03/2004.

 

13. Entrevistada no site CORPECE www.corpece.org.ec , boletim n° 167, “Tendências do Governo Eletrônico”, Agosto de 2004.

 

12. Reportagem no jornal O Estado de S. Paulo, “Um retrato do e-government no Brasil”, Caderno de Economia, 08/08/2004.

 

11. Reportagem “Centro de Estudios de Gobierno Elietrónico” nos sites www.tecnologiaygobierno.info e www.oeainnovacionesyalianzas.org

 

10. Reportagem no jornal Valor Econômico, “Compras eletrônicas podem garantir corte de R$ 1,5 bi nos gastos”, 15/12/2003.

 

9. Reportagem “Brasil faz doação de tecnologia”, em co-autoria com Cid Torquato, Gazeta Mercantil, 06/06/2003.

 8. Entrevistada pela Revista Info-Corporate sobre os estudos sobre e-gov, dezembro de 2003.

7. Entrevistada pelo Canal 21 sobre os estudos no Estado de São Paulo, dezembro de 2003.

6. Entrevistada pela revista FORBES, 15/02/2003, no artigo “Investidoras”.

5. Entrevistada frequente sobre assuntos internacionais na Emissora de TV Globo News no Programa Painel de William Waack. 

5. Entrevistada no Programa Millenium, TV Senac, sobre Integração da América Latina, 10/2002.

4. Entrevista no Jornal da Lílian, Terra News, 12/09/2001.

3. Entrevistada frequentemente pela radio Eldorado, no Jornal Eldorado por José Marcio Mendonça, para análises sobre Argentina e sobre conjuntura econômica internacional.

2. Entrevistada pela revista Exame, 08/01/2002 no artigo “O Peso da realidade”.

1. Entrevistada na revista Dinheiro, 28/06/2000, no artigo “Mulheres no Topo”.

 

 

Participação em Eventos e Palestras Proferidas

 103. Palestrante no V Seminário: Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto. Apresentação: Os desafios do setor público para construir estratégias de melhoria da qualidade do gasto público: exemplos de EUA e Canadá. Novembro de 2013. Rio Grande do Sul.

102. Palestrante no V Congreso de Innovación en el Gobierno Digital - Programa IV. Apresentação: Gobierno Digital base para la competitividad y transparencia en el desarrollo del país. Outubro de 2013. Costa Rica

101. Palestrante no VI Fomenta Nacional de Pernambuco. Apresentação: Os desafios do setor público para construir um modelo integral de compras . Outubro de 2013. Pernambuco.

100. Palestrante no 7º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte – CONGESP.  Apresentação: “Compras Locais”. Agosto de 2013. Rio Grande do Norte.

99. Palestrante no 61º FONAC. Apresentação: “Principais Desafios da Gestão de Compras”. Agosto de 2013. Fortaleza.

98. SEBRAE – Rondônia / Fomenta Regional Ji-Paraná.  Tema: “Os Indicadores de Desempenho para as Compras Governamentais”. Agosto de 2013. Rondônia 97. Palestrante no, 2º Fórum Nacional Qualidade do Gasto Público. Apresentação: “Os desafios do setor público para construir estratégias de melhoria da qualidade do gasto público: exemplos de EUA e Canadá”. Junho de 2013. Brasilia.

 

96. CONSAD- CONSEPLAN, Apresentação da Agenda Técnica nos EUA e Canada, no marco de Apoio à Preparação de um Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros. 2012

 

95. XVII CLAD - Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento. Temas: Compras públicas no Brasil: diagnóstico e desenho estratégico do futuro e Impactos econômicos, sociais e de gestão derivados do desenvolvimento de novos direitos e da reestruturação dos sistemas de justiça – 30 de novembro a 02 de dezembro, Cartagena/Colômbia. Participação como palestrante. 2012.

 

94.5ª Reunião do Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI. “Governo eletrônico como vacina contra a corrupção”. São Luís – Maranhão. 30 do Novembro de 2012. Participação como palestrante.

 

93. Fomenta – Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. Tema: Compras Públicas: Indicadores para conduzir ações - 20 e 21 de Novembro, Belo Horizonte/MG. Participação como palestrante. 2012.

 

92.Ciudades Digitales XIII encontro, 10 a 11 de outubro de 2012 “Mejorar la calidad del Gasto Público: Hacer más con menos”, Buenos Aires, Argentina. Participação como palestrante.

 

91. Taller Subregional de América do Sul - Red Interamericana de Compras Gubernamentales - RICG – OEA – BID – IDRC. Palestra "Medición del ahorro y la eficiencia en las compras públicas". 10 de setembro de 2012. Panamá.

 

90. Seminario “Como os dados abertos podem mudar a vida do cidadão paulista”. São Paulo. Participação como 20 Setembro de 2012.

 

89.  Fundação São Paulo Seminário Modernização do Sistema de Convênios da Administração Pública com a Sociedade Civil. Temas: Desafios da Modernização do Sistema de Convênios entre Estado e Organizações da Sociedade Civil, Participação como palestrante, PUC São Paulo,  29 de março de 2012.

 

88.  CONSAD LXXXIV Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, 17 e 18 de novembro de 2011 Florianópolis/SC, Brasil. Participação como palestrante.
87. CONSAD LXXXIII Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, 15 e 16 de setembro de 2011, Porto de Galinhas/PE, Brasil. Participação como palestrante.
86.  CONSAD LXXXII Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, 7 e 8 de julho de 2011, Gramado/RS, Brasil. Participação como palestrante.
85.  CONSAD LXXX Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, 2 e 3 de dezembro de 2010, Fortaleza/CE, Brasil. Participação como palestrante.

84. 5º Congresso de Gestão Pública de Rio Grande do Norte, CONGESP “ Inovando nas compras Públicas”, Natal 8 de novembro de 2010. Participação como palestrante.

83. Ciudades Digitales XII encontro , 28 a 30 de setembro de 2011 “Como poupar com a inovação en e-gov”, Bilbao, Espanha. Participação como palestrante.

82.  CONSAD LXXIX Fórum Nacional de Secretários de estado da Administração, 16 e 17 de Setembro, Brasília, Brasil. Participação como palestrante.

81. 38º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública, Fortaleza, CE, 18 a 20 de agosto de 2010.Coordenadora do Painel: Painel de Governo Eletrônico apresentando a palestra "Melhor Governo, Melhor Gestão, Mais Cidadania”. Participação como palestrante.

80.  Fórum permanente de desenvolvimento local e seminário empreendedorismo e desenvolvimento local, organizado pelo SENAC no dia 11 de junho, em São Paulo. Palestrante com o tema: “Melhor governo, melhor gestão, mais cidadania” . Participação como palestrante.

79.  CONSAD LXXVIII Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, 10 de junho de 2010, Macéio/AL, Brasil.  Participação como palestrante.

78.  1º Encontro de TIC e Saúde, realizado pela AHCIET, Faculdade de Medicina da USP, 7 e 8 de junho de 2010. Palestrante com o tema: “Sistema Público de Saúde de Andaluzia, Espanha.

77.  CONIP 2010, realizado entre os dias 25 e 27 de maio no Espaço Fecomércio, São Paulo. Palestrante com o tema:  "Índice de aderência a Governo Eletrônico".

76.  CONSAD LXXVII Fórum Brasília/DF 15 de março de 2010, Brasilia, Brasil.

75.  II Simpósio de Gestão Pública e TI do estado de Pernambuco, 02/12/09. Palestrante com o tema: Como melhorar as compras públicas em governo.

74.  CONSAD Fórum Nacional de secretários da Administração. Palestrante na LXXV edição com tema: Melhor Governo, melhor Gestão, mais cidadania – Goiás – sept/2009

73. III Global Conference on Electronic Government Procurement, Washington, D.C, Nov/2009. Palestrante com o tema: Compras Públicas no Brasil e no Mundo.

72. X Encuentro Iberoamericano de Ciudades Digitales, Veracruz, México, out/2009, Palestra: Mejor Gobierno, Mejor Gestión, Más Ciudadania, e Painelista com o tema: O papel protagónico da gestão pública na crise mundial.

71. 11ª Futurecom  – Painelista convidada com o tema: Redes de Governoe a melhoria dos serviços públicos aos cidadãos com qualidade e eficiência, São Paulo, out/2009

70. CONSAD – Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração. Palestrante na LXXV edição com o tema: Melhor Governo, melhor gestão, mais cidadania – Goiás – set/2009

69. CONSAD - Fórum do Piauí - 2009, Palestrante Destaque com o tema: O papel protagônico da gestão pública na crise mundial.

68. 2° Congresso de Gestão Pública – Natal – RN – 2008, Palestrante. “Estratégias de Compras Governamentais – O Estado da Arte”

67. 11° Prêmio de excelência CONIP – Congresso de Inovação de Gestão Pública – São Paulo – SP – junho, 2008. Jurada. “Tecnologia da Informação para a Melhoria dos Serviços Públicos”.

66. XIV CONIP – Congresso de inovação de gestão pública – São Paulo – SP – 2008, Palestrante. ”Processo de Decisão Colegiada”.

65. Conferencia gubernamental de la Agenda de Conectividad de Colombia – 2008. Palestrante. “Experiencias de e-Gov en Otros Países”.

64. Palestrante no XIV Workshop Internacional Cifal Curitiba. “Transformación del Gobierno-Gestión Pública Eficiente Genera Resultados , Realizado em 14 a 16 de Abril de 2008.

63. Palestrante no Seminário de compras governamentais- Impactos e benefícios junto aos Estados e  Municípios (Fortaleza, Ceará) que contou com a  presença do Governador do Estado Cid Gomes . Realizado em 10 de março de 2008

62. Palestrante no XVI Fórum Consad em Minas Gerais. Realizado em 6 de dezembro de 2007.

61. Palestrante no evento do III Portal Lig-Minas em Minas Gerias no dia 5 de dezembro de 2007.

60. Jurada nos projetos do Anuário TI & Governo 2007 da Plano Editorial. Lançamento EM de dezembro de 2007.

59. Palestrante no evento Centro de Serviços Compartilhados, realizado nos dias 26  28 de novembro de 2007, em São Paulo.

58. Palestrante no XII Congreso Internacional Del CLAD, Santo Domingo, República Dominicana, 30 de octubre a 2 de noviembre de 2007.

57. Palestrante no Fórum TI & Governo Municípios da Plano Editorial, realizado no Blue Tree  Ibirapuera, São Paulo, em junho de 2007.

56. Palestrante no I Congresso de Tecnologia das Justiças Estaduais, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Realizado em Florianópolis no dia 13 de julho de 2007.

55. Palestrante do I Congresso de Governo Eletrônico do Governo do Estado de Sergipe. Realizado no dia 20 de junho de 2007.

54. Palestrante no Fórum TI & Governo Municípios da Plano Editorial, realizado no Blue Tree  Ibirapuera, São Paulo, em junho de 2007.

53. Palestrante e Consultora do Comitê Consultivo do 13° CONIP (Congresso Nacional de Informática Pública), realizado em São Paulo entre os dias 29 e 31 de maio. www.conip.com.br

52. Palestrante no I Congresso Internacional de Compras de Santiago do Chile. Realizado entre os dias 16 e 18 de maio de 2007. www.redaba.cl/cicg.htm

51. Palestrante na I Exposição de Tecnologia da Informática da Patagônia, organizada pela Municipalidade de Comodoro Rivadavia, Argentina. Entre os dias 3 e 5 de maio de 2007.

50. Palestrante no II Congresso Brasileiro dos Pregoeiros, realizados entre os dias 19 e 22 de março, em Foz do Iguaçu. http://www.pregao2007.com.br

49. Palestrante no Fórum SAP realizado em São Paulo no dia 14 de março de 2007. http://www.sap.com/brazil/sapforum2007/agenda/sessao1.epx

48. Palestrante no Clad realizado na Guatemala entre os dias 7 e 10 de novembro de 2006. http://www.clad.org.ve/congres.html

47. Palestrante no 1° Congresso Iberoamericano de e-government, realizado entre os dias 2 e 3 de outubro de 2006, em Santiago do Chile. http://www.cegov.net/

46. Palestrante no evento organizado pela Controladoria Geral da União: Oficina de Mensuração de Corrupção. Realizado em Brasília, em 16 de agosto de 2006.

45. Palestrante do Secop 2006, realizado em Porto Alegre entre os dias 2, 3 e 4 de agosto. www.secop2006.rs.gov.br

44. Palestrante no Conip 2006, realizado entre os dias 26, 27 e 28 de junho, em São Paulo. www.conip.com.br

43. Palestrante no IV Foro Ministerial União Européia, America Latina e Caribe sobre Sociedade da Informação, organizado pela AHCIET e realizado  nos dias 27 e 28 de abril, em Lisboa. http://www.ahciet.net/agenda/Evento.asp?idEvnt=137&a=2006

42. Palestrante na Mostra de Soluções em TICS para Setor Público, nos dias 3, 4 e 5 de abril em Brasília. http://www.solucoestipublica.gov.br/

41. Palestrante no evento fechado para clientes da Colômbia Telecom. Realizado nos dias 23 e 24 de março em Cartagena das Índias (Colômbia), a palestra teve como tema: Impactos econômicos do Governo Eletrônico no Brasil.

40. Palestrante no Workshop Internacional de Experiências em Telessaúde, realizado nos dias 13 e 14 de março em Belo Horizonte, MG. O evento foi realizado pela Cooperação União Européia/América Latina Projetos @LIS. http://www.healthcarenetwork.it/portugues/

39. Palestrante do Seminário Ibero-americano de Governo Eletrônico, realizado em Brasília nos dias 13 e 14 de dezembro de 2005. Evento realizado pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). Palestra: “Indicadores de e-Gov – uma visão crítica. http://www.enap.gov.br/index.php

38. Palestrante do VI Encuentro Iberoamericano de Ciudades Digitales, evento realizado pela AHCIET em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, nos dias 31/11/05, 01 e 02/12/05. Painel: Tecnologia e Desenvolvimento Social: Os benefícios sociais da digitalização municipal.

37. Palestrante no CONIP DF, no painel: Governança da TI: indicadores e métricas dos benefícios do e-Gov. Evento realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília. www.conip.com.br/df

36. Participante do World Summit on the Information Society, a segunda rodada da Cúpula da Sociedade da Informação, de 16 a 18 de novembro de 2005, na Tunísia.  http://www.itu.int/wsis/index.html

35. Palestrante no X Congreso Internacional del CLAD Sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Santiago, Chile - 18 – 21 de octubre de 2005. Painel: O Governo Eletrônico na América Latina: tecnologia da informação a serviço da gestão pública, no dia 20 de outubro da 12h30 às 14h00.

34. Palestrante no 5° Seminário Internacional de Compras Governamentais com a palestra: “As economias geradas através de compras eletrônicas”, realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro em Belo Horizonte, MG.

33. Palestrante e coordenadora do painel “Aplicações em e-Gov), no II CONeGOV (Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo), realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2005, em Florianópolis, SC

32. Palestrante no XI CONIP, entre os dias 17 e 19 de maio de 2005, Anhembi, São Paulo. Palestras: Impactos econômicos do Governo Eletrônico, Apresentação do Relógio da Economia. Ministrou também o Curso: Como e por que construir custos em governo.

31. Palestrante na 93° Reunião do Conselho de Associados –Proderj (RJ), Evento realizado pela ABEP entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2005. Palestra: e-Gov, o investimento rentável.

30. Participação no Taller de Gobierno Electrónico (20 e 21 de janeiro de 2005, em Caracas, Venezuela). Realizado pela OEA (Organização dos Estados Americanos), a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI) e CAF (Corporação Andina de Fomento), e teve como objetivo conscientizar os Prefeitos dos Municípios participantes ao programa MuNet – programa que apresenta á sociedade da informação para os municípios da América Latina e está orientado a promover a eficiência e transparência dos mesmos, como o seu próprio nome diz: Municípios Eficientes e Transparentes. http://www.oeainnovacionesyalianzas.org

29. Participação no Fórum Latino-Americano de Negócios Eletrônicos (UNCTAD) como Moderadora do Painel “Estratégias Eletrônicas”, Hotel Holiday Inn Jaraguá, São Paulo, 04 de Novembro de 2004

28. Palestrante no Evento SAP Governo do México, “Como medir el Retorno de Inversión em proyectos de Sistemas em el Sector Público”, http://www50.sap.com/mexico/events/, realizado no México em 13/10/2004.

27. Palestrante no 32° Seminário Nacional de Informática Pública (SECOP), “A Implementação de Iniciativas de Governo Eletrônico: Formação e Resultados”, realizado em Florianópolis, 07 de outubro de 2004.

26. Palestrante no Congresso de Informática Pública (CONIP) no painel: “Compras Governamentais: estratégia para uma maior participação das Micro e Pequenas Empresas nas compras de TIC”, realizado em Brasília de 20 a 22 de Setembro de 2004.

25. Palestrante no evento que recepcionou uma delegação da OEA no Palácio do Governo, em São Paulo, “Estudo de Redução de Custos dos Sistemas de Compras Eletrônicas”, 17 de Setembro de 2004.

24. Palestrante no encontro realizado pela OEA e Secretaria de Logística e Tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, “Estudos de Redução de Custos pela Implementação de Meios Eletrônicos em Governo”, Brasília, Maio de 2004.

23. Conferência en Quito y Guayaquil –Equador- presentando “Gobierno Electrónico en Brasil como herramienta de ahorro y desarrollo, CONATEL www.conatel.gov.ec, Consejo Nacional de telecomunicaciones, 18 y 19 de febrero de 2004.

22. Conferência no Fórum de Soluções de Software Comercial para o Setor Público organizado pelo IDC apresentando “A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo”, Brasília, 18 a 19 de novembro de 2003,

21. Conferência na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo apresentando “O processamento eletrônico do IPVA” e “A Bolsa Eletrônica do Estado de São Paulo, 17/11/2003.

20. Conferência no Palácio de Governo de São Paulo na reunião Mensal do Comitê de Qualidade da gestão Pública apresentando “O processamento eletrônico do IPVA” e “A Bolsa Eletrônica do Estado de São Paulo, 5/11/2003.

19. Conferencista na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro apresentando “Os novos Caminhos da Argentina” 14/08/2003.

18. Palestrante no 3° Fórum de e-gov apresentando “e-government Brasil 2003- Perspectivas para o Brasil no desenvolvimento da economia digital junto ao governo eletrônico”, 28/04/2003.

17. Palestra no Primer Congreso de Relaciones Internacionales da Universidad de la Plata, apresentando “ El Gobierno Eletrónico em Brasil como herramienta de desarrollo”, 11 a 15 de novembro de 2002.

16. Palestra intitulada ”A Crise Argentina” na Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP, de 6 a 10 de maio de 2002 na Semana da Faculdade de Ciências Sociais.

15. Palestrante no WorkShop Internacional sobre Desigualdade e Exclusão da Howard Univertsity, apresentando o texto “Womanization of Labor Market. Women´s fifth shift in contemporary capitalism”, Washington, 01/11/2001

14. Participação nas II Jornadas Australes Interdisciplinarias sobre Mujer y Desarrollo apresentando “A Feminização do Mercado de Trabalho no Capitalismo contemporâneo” , 11/2001.

13. Participação no XXII Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia apresentando “A Feminização do Mercado de Trabalho no Capitalismo Contemporâneo”, Universidad de San Carlos, Guatemala,Outubro de 2001.

12. Palestra no SENAC “Negociações Econômicas Internacionais”, para pequenos e médios empresários, São Caetano,  09/2001.

11. Palestrante no WorkShop Internacional sobre Desigualdade e Exclusão da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, apresentando o texto “A feminização do mercado de trabalho. A Quíntupla jornada de trabalho da mulher no capitalismo contemporâneo” , 16/8/2001

10. Palestrante na 53a Reunião Anual da SBPC , Porto Alegre, 11 a 16 de julho de 1999, no Simpósio “Cultura, Arte e Sociedade no Mercosul“, PUC do Rio Grande do Sul.

9.   Palestrante nas Faculdades Radial, ministrando o Curso “Reestruturação Capitalista”, São Paulo, 29 de abril de 1999.

8.   Palestrante na disciplina “Realidade socioeconômica e Política Brasileira” na Escola de Comunicações e Artes da USP, numa série de aulas. O tema desenvolvido foi  “Desenvolvimento Capitalista, automação e desemprego no Brasil” , outubro de 1998.

7.   Participação no XXI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia com a palestra “Reestruturação Capitalista. Caminhos e descaminhos da Tecnologia de Informação”, São Paulo, 31 de agosto a 5 de setembro de 1997

6.   Palestrante XIX Congreso Latinoamericano de Sociologia apresentando “Los desaparecidos: discontinuidades em la constitución de lo social” , Caracas, 30/5 a 4/5 1993

5.   Palestrante no Curso de Comunicação Social na “12ª Semana Especial de Estudos do Curso de Comunicação Social” , da Faculdade Anhembi-Morumbi, São Paulo, 1992

4.   Participação no Simpósio “Foucault: um pensamento desconcertante”, realizado no Departamento de Sociologia , da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, de 25 a 27 de abril de 1995.

3.   Participação na 45a Reunião Anual da Associação Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC- apresentado a conferência “Desaparecidos: descontinuidades na constituição do social”,  Recife, 11 a 16 de Julho de 1993.

2.   Participação como convidada no Encontro Nacional do Movimento Nacional dos Direitos Humanos -MNDH- apresentando a conferência “Desaparecidos: descontinuidades na constituição do social”, Brasília,  25/1 ao 2/2.

1.   Participação no Seminário  “Socialismo: Crise e Perspectiva”, promovido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e pelo Deputado Federal José Genoino Neto; São Paulo, 1991.

  

Prestação de serviços à comunidade e outras atividades acadêmicas

·       Membro de NexTI- Executivas de TI, grupo que reúne mulheres em cargos de direção tanto em setor público como privado. www.Nexti.org.br

·       Vice-presidente do Club Argentino de São Paulo, iniciando a gestão em dezembro de 2003. O Clube reúne à comunidade Argentina que reside em São Paulo e colabora estreitamente com a Câmara de Comércio Brasil Argentina.

·       Participação do Grupo “Executivas de São Paulo” criado em 2001. Elaborou pesquisas de apoio e artigos para diferentes mídias.

·       Participação no Comitê Organizador do XXI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia - ALAS - realizado na Universidade de São Paulo entre o 31/08 a 05/09 de 1997.

·       Organização do curso “Os Anos rebeldes: um balanço”, dirigido a alunos de Pós-graduação da Universidade de São Paulo, no  PROLAM da Universidade de São Paulo, São Paulo, 5/10 a 19/10 de  1992.

·       Representante discente junto ao PROLAM - Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina, São Paulo, 1992.

·       Colaboração com os Familiares de Mortos e Desaparecidos  do Brasil, São Paulo, 1991.

·       Colaboração com a Asamblea Nacional por los Derechos Humanos, da Argentina, na pesquisa “Os  desaparecidos: o significado social de uma política de aniquilamento”, realizando tarefas de codificação e coleta de dados. Buenos Aires, 1990 a 1991.

·       Colaboração com os Familiares de desaparecidos y detenidos por razones políticas de Argentina , realizando tarefas de pesquisa, codificação e análise de dados, Buenos Aires, 1989 a 1990.

 

 Cursos Extracurriculares

 

Participação no curso “Conceptos Básicos para la Formulación de Estratégias de Gobierno Electrônico”, Instituto de Estúdios Avanzados para las Américas (Ineam) de la Agencia Interamericana para la Cooperación Y El Desarrollo de la Secretaria General de la Organización de los Estados Americanos (Aicd/Oea), de 01 de abril a 19 de maio de 2004.

 

topo ^

Todos os direitos reservados a Florencia Ferrer ©2011